segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

HOMENAGEM ESPECIAL: DR. JANDUÍ, MEU PAI, MEU HERÓI!!!











12/09/08 - Sexta-Feira - Olá a todos!!! Estamos de volta hoje com mais uma homenagem, e diga-se de passagem, muito merecida ao meu herói, aquele em quem me espelho e o qual sigo como exemplo para minha vida e passarei com o maior prazer para meus filhos, netos e etc. Hoje terei a honra de homenagear uma pessoa simples, pequena de tamanho mas completamente IMENSA por dentro, com um coração, uma fé e uma força incomensurável!!! Essa pessoa faz jus ao ditado de que "São dos pequenos frascos que saem os GRANDES PERFUMES"!! Essa pessoa nada mais é do que o Dr. Jandúi de Souza Moreira, meu pai, meu herói!!!

Diferentemente de muitos super-heróis que vemos por ai nos filmes Hollywoodianos e nas histórias em quadrinhos, meu herói não tem asas, não pode voar e nem tem super poderes. Nasceu numa cidadezinha no interior da Paraíba, chamada Alagoinha, e como era de família humilde, não teve muitas regalias na vida, pelo contrário, desde pequeno teve que aprender a se virar para poder conseguir ajudar seus pais a colocar a comida na mesa. Infelizmente seus pais não tiveram condições de colocá-lo em uma escola boa, para ter um bom futuro, mas mesmo assim ele batalhou, estudou sozinho, e conseguiu entrar na Universidade Federal da Paraíba, no curso de MEDICINA (o mais concorrido de todos) tirando uma das melhores notas do vestibular!! Méritos que deixaram todos orgulhosos, mas mesmo assim, seus pais não tinham condições de bancá-lo na Universidade e ele, mais uma vez, teve iniciativa própria, coragem e fé, usando sua criatividade para vender bolsas, boinas, camisetas e outros artigos para seus companheiros de faculdade, o que lhe rendia uma graninha para poder continuar seus estudos!!!

Terminada essa fase, vem a pior parte, a hora de procurar emprego!! Como estava muito difícil de se achar um emprego no Nordeste do país, e nessa época estava aquele BOOM das pessoas migrarem para o Sudeste do Brasil, devido às grandes oportunidades, Deus mais uma vez colocou um desafio em sua vida: Um de seus amigos de faculdade havia recebido uma proposta de emprego em Santos, litoral de São Paulo, porém ele não queria largar tudo aqui (família e etc) para se aventurar para o Sudeste Brasileiro, lugar onde havia e há até hoje uma certa xenofobia aos nordestinos e acabou abdicando dessa vaga. Meu pai, sem pestanejar resolveu se aventurar nessa oportunidade, e mesmo sem certeza de emprego alguma, largou tudo (família, terra natal, amigos e até mesmo seu ego) para cair no mundo em busca de um difícil, porém não impossível, lugar de destaque no coração do Brasil. Na verdade, isso foi uma verdadeira loucura!! Ele juntou todas as suas economias e partiu para uma terra desconhecida sem mesmo um tostão no bolso, lugar para ficar ou emprego garantido!!

Chegando na "cidade grande", passou por muitos maus bocados, passou fome e trabalhou de graça durante anos num hospital de Santos!! Pelo menos lá ele tinha um lugar para durmir quando o plantão dava uma relaxada e lá ele pode mostrar o seu valor!!! Após um tempo, Deus mostrou que quando você está determinado a correr atrás de seus sonhos, nada é capaz de impedí-lo, nem mesmo os mais árduos obstáculos que a vida coloca em nossos caminhos!!! Ele conseguiu ser efetivado nesse hospital, ganhou seu primeiro salário e lá de baixo, sem ninguém por perto para lhe ajudar, ele conseguiu se erguer e construir sua vida!!! Participou da fundação do Hospital Santo Amaro, no Guarujá, mais pra frente e de lá passou a caminhar com suas próprias pernas, montando um consultório no Guarujá, onde está até hoje, na CLINASMA!!!

Nesse meio tempo, ele conheceu minhã mãe, e acabou criando uma família tendo dois filhos: Natasha e Eu!!! Meu pai, conseguiu dar para nós tudo aquilo que ele não teve em sua infância: brinquedos, comida farta e uma vida maravilhosa!! Mas para mim, o principal presente que ele nos deu foram seus ensinamentos, sua história, sua dedicação!!!

Passados alguns anos, a crise chegou e com ela mais ensinamentos e dificuldades pela frente!! O Destino mais uma vez colocou um obstáculo na vida do meu pai herói, mas dessa vez ele pegou bem pesado: Meu pai descobriu que estava com um tumor no intestino e de quebra, uma onda de depressão caiu sobre nosso forte herói!!! Passamos dias de muita turbulência durante esse período!! Meu pai não demonstrava forças para lutar contra esse temível inimigo e aos poucos foi se entregando à doença. Tudo em casa passou a ser mórbido com sua doença e quando a vida não parecia ter mais sentido para ele, mais uma vez DEUS intercedeu e mandou seus anjos da guarda para administrar a situação!! Com a ajuda de toda a família, amigos próximos e distantes, porém AMIGOS, aqueles que sempre aparecem quando mais precisamos, conseguimos levá-lo para o hospital para fazer a cirurgia!!!

1 dia depois da cirurgia, que durou mais de 6hs, meu pai já estava no quarto, bem e com o humor recuperado!!! A vida mais uma vez mostrou o outro lado das coisas para ele. O lado do bom humor, o lado da vida!!! E desse dia em diante, meu pai se tornou um verdadeiro amante pela vida!!! Passou a ter outras prioridades na vida, passou a ter uma vida mais saudável, a ser mais ligado a assuntos da família, passou a ser referência para pessoas que sofrem com esse dilema!! Meu pai mostrou que é um verdadeiro herói, deu a volta por cima mais uma vez, tentou denovo e VENCEU!!!

Quando você vive a vida com paixão, com intensidade, com fé e com perseverança, você só tem a ganhar!!! Eu acho que de tudo isso eu posso concluir uma coisa: A gente sempre acaba se espelhando nos nossos super-heróis e é por isso que tudo em minha vida eu procurei fazer por outros caminhos, eu sempre quis aprender, conquistar meus espaços, meus sonhos e é por isso que estou hoje aqui do outro lado do mundo!!! Tive constantes discussões com meu pai a respeito de minhas decisões, mas não me arrependo de nenhuma das minhas escolhas e embora ele nunca assuma na minha frente, sei que estou indo no caminho certo!!! Sei que um dia ele irá se orgulhar disso tudo, assim como me orgulho de tê-lo como pai!!! Tudo o que estou passando hoje, as dificuldades, aprendizado, conquistas, alegrias e etc são partes de um futuro próximo e vencedor!!!

É pai, não tem jeito, acho que seu filho aqui acabou herdando esse seu jeitinho aventureiro de ser!! E quer saber, me orgulho e muito disso tudo!! Quero cada vez mais aprender, para um dia poder passar tudo isso a diante!!! Muito obrigado por ser meu herói, meu exemplo, meu pai, meu amigo!!! Te amo muiiito!!! Sinto muitas saudades de estar por ai, de ouvir suas reclamações, piadas, discursos, tudo!!! Como eu te disse no aeroporto, um dia eu vou voltar, mas por enquanto.....vou seguindo aqui...buscando meus sonhos!!!

Fiquem com Deus!!!!

Bjos a todos!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Que maravilha! Seu pai vai adorar ler essa declaração de amor.
Aliás vc escreve muito bem, acho que vc deveria ser jornalista e não publicitário rsrs.
As fotos que ilustram a materia do seu pai são ótimas.
O Benwilson ja está no Guaru,mas como o Rufino esta na terrinha , ele fica com ele degustando comidinhas maravilhosas,Beijos meu amor.

Anónimo disse...

ESSE BLOG MERECE UM LIVRO!!!!
Que homenagem mais linda!! Seus pais devem ter orgulho demais de ter um filho como você. E sei que você é essa pessoa maravilhosa, pelos ensinamentos, histórias, educação que teve deles! Sem eles você não seria essa pessoa, por isso parabenizo eles também por ter um filho tão carismático, humilde, sincero, engraçado, simpático.... Vamos atualizar o blog porque seu niver está chegando e desse jeito que está, você não conseguirá cumprir sua promessa ;-)
Mande-nos notícias e se possível vídeos para nos divertir.
Beijos

Anónimo disse...

Igor,
Estou sem palavras... Meu pai quando ler sua narração vai chorar tanto quanto eu. Muito bonito e emocionante. Não sabia que tinha tando dom com as palavras.
Simplesmente uma declaração de amor como a tia mencionou.
Parabéns POR TUDO, primoo! Por não desiste, por lutar, por acreditar, por aprender, por esperar e saber que pra tudo tem sua hora. Parabéns!
Saudades... Um grande beijoo

Unknown disse...

Cara me chamo Janduí,tenho 33 anos moro em Pimenteiras-PI e sou assim como vc e seu pai, sempre correndo atrás dos meus objetivos e um dia vou conseguir alcança-los, pois não desisto nunca, e tambem tenho meu pai como herói. Muita sorte aí.

Anónimo disse...

Rapaz, diga ao seu pai, o Dr. Janduí, que o Mauro da lancha Sorriso, filho da Dona Toni e Seu Octavio, manda um abraço e que não esqueci do pessoal do Guarujá. Felicidade para todos!